A educação, ou melhor: “A falta dela”
Quem são realmente os culpados? O Estado, a Escola, os Professores, os Pais ou os Alunos.
Não existe um culpado ou uma vitima nessa história toda, temos simplesmente que considerar os culpados e as vitimas que não são tão vitimas assim.
O Estado:
Pra começar a falta de investimentos do Estado é muito grande, para se construir escolas ou simplesmente revitalizar escolas ou qualquer outro tipo de bem publico, o estado teme um desfalque nos cofres, mas para aumentarem seus salários ou ate mesmo roubarem, eles não pensam nesse tal desfalque nesse tal rombo. Em um dos países que mais cobram juros no mundo, os investimentos em determinados setores são precários e um deles é o da educação, mas por quê? Pelo simples fato de sermos também um dos países que mais se tem corrupção no mundo, isso acontece pela falta de investimentos na educação, pois com um eleitorado parcialmente ignorante é mais fácil vencer uma eleição, com um ato muito simples e que da resultado, a compra de votos.
A Escola:
As escolas já sofrem pela falta de investimentos, e ficam piores ainda com a sua péssima administração. A falta de incentivo ao aluno a ir a escola é visível, escolas que não incentivam o esporte, o laser, as artes ou tantas outras coisas que prendam os alunos dentro delas, acabam afastando, ao invés de atrair o aluno. Mas não acaba por ai, a infra-estrutura precária das escolas e impressionante.
Os Professores:
Os péssimos salários, a falta de condições nas escolas, a precariedade do sistema, são fatos eminentes, mas o desinteresse de alguns professores também é um motivo que esta relacionada à educação do país. Alguns professores não são qualificados ou estão ali só para cumprir seu horário e receber um salário. Todos que encaram essa profissão têm que ter amor por ela, pois as dificuldades são diversas, não adianta só entrar em sala passar trabalhos e falar, falar e falar tem que prender a atenção do aluno, se preparar para todo e qualquer questionamento, se impor e transmitir a sua autoridade dentro de sala sem ferir o aluno.
Os Pais:
Não é só mandar o filho a escola, mas sim estar presente. Pais ou responsáveis acabam se distanciando das escolas, porque acham que pelo simples fato de o filho dizer que vai a escola é o suficiente. A falta de argumento entre pais e filhos leva aos jovens a buscarem informações algumas vezes com pessoas erradas que podem influenciar crianças e jovens a erros muitas vezes irreversíveis, muitas das vezes por não terem presença na escola, pais ficam surpresos e atordoados ao descobrirem que seus filhos Estão envolvidos em atos muitas vezes ilícitos. Educação se aprende em casa, na escola buscamos conhecimento!
Os Alunos:
É fácil “apontar o dedo na cara do governo, das escolas, dos professores e ate dos pais, e lhes dizer que são os culpados, pois eles são culpados mesmo, mas e nós, os alunos? Somos tão culpados quanto cada um deles. Motivos temos para ficar revoltados e ate desinteressados, mas ainda não justificam fatos que ocorrem, onde os protagonistas somos nós “o futuro da nação”. Cenas de rebeldia, ataques a professores, vandalismo, sexo, roubo e escapadas ate incríveis, são todas protagonizadas por alunos, por que ao invés de piorar as coisas não tentamos ajudar? Por que ao invés de largarmos tudo de mão assim tão fácil, logo no inicio, nós não seguramos um pouco mais e ajudamos? Só por que é muito mais fácil viver a vida a custa de nossos pais, acordar mais tarde, não ter obrigações, não fazer provas e tantas outras coisas, o grande problema é que a vida passa e os boné momentos duram pouco. É muito mais fácil ir a escola brincar, conversar, e ate mesmo cometer crimes, será que é isso que queremos, agora e bom e depois como vai ser. Viver sim, aproveitar a adolescência mas pensar que ela não vai ficar aqui para sempre e quando for embora será definitivo,e ai vamos pensar e nos lamentar do que passou.